Toda empresa precisa de infraestrutura, recursos financeiros e tecnologia para ser bem-sucedida em seu ramo de atuação. No entanto, nenhum desses itens é tão importante quanto as pessoas que decidem como eles serão usados. Em outras palavras, o recurso mais valioso de uma organização são as pessoas que a compõem. É nesse contexto que surge o conceito de team building.
O ato de construir equipes vencedoras é uma missão do departamento de recursos humanos (ou de gestão de pessoas) desde sempre. Contudo, atualmente, os métodos para alcançar esse objetivo têm se diversificado consideravelmente. Para entender melhor o que é o team building, como deve ser implementado e quais vantagens oferece às empresas, continue a leitura deste artigo!
O que é team building?
Team building é um termo originário do inglês, que pode ser traduzido como “construção de equipes”. Trata-se de um importante elemento das organizações contemporâneas, constituído por um conjunto de práticas que permitem que as equipes de uma empresa se desenvolvam constantemente e alcancem resultados cada vez melhores.
O team building é visivelmente desenvolvido nas instituições em que a área de recursos humanos tem uma atuação forte e valorizada. Os conhecimentos tradicionais dessa área favorecem a realização de atividades do tipo, já que envolvem elementos típicos do RH, como a comunicação, o relacionamento interpessoal, os treinamentos de capacitação e as avaliações de desempenho.
Como implementá-lo na empresa?
Não existe uma “receita” pronta sobre como o team building deve ser desenvolvido. O ideal é que o RH apresente um programa de desenvolvimento de equipes e o conduza de forma constante, sem que haja um término, portanto, a ideia é que ele seja contínuo.
Confira algumas ações que podem ser desenvolvidas.
Conheça a sua equipe e defina objetivos
O team building pode ser muito útil para equipes recém-formadas e também para equipes mais antigas, mas que estão estagnadas ou mesmo em queda de produtividade. Cabe aos gestores conhecer bem os membros que compõem os seus times e diagnosticar também os pontos que precisam de melhorias. A ideia é transformar essas falhas em objetivos, de modo que sejam melhorados de forma contínua. Defina esse objetivo e comunique-o a toda equipe.
Promova treinamentos diversificados
As equipes de sucesso são compostas por profissionais com habilidades que se complementam, de modo que o resultado do trabalho seja positivo. Por isso, é fundamental que a empresa ofereça treinamentos para desenvolver os conhecimentos e as habilidades técnicas desses profissionais. Além disso, competências mais genéricas, como comunicação interpessoal, inteligência emocional e gestão do tempo, também devem ser treinadas.
Adote técnicas de gamificação
O conceito de gamificação significa adotar nas atividades empresariais estruturas que simulem jogos, de modo a estimular uma competitividade saudável, dentro da própria equipe. Os departamentos de vendas costumam ser os que mais adotam a gamificação, oferecendo benefícios aos colaboradores que promoverem mais vendas. Assim, pense em meios de criar uma competição saudável no seu departamento, de preferência, definindo alguma recompensa aos que tiverem os melhores desempenhos.
Realize atividades fora da empresa
Muitas vezes, o team building inclui estratégias de fortalecimento dos vínculos entre os colegas, mesmo em atividades não relacionadas ao trabalho. Algumas empresas, por exemplo, criam gincanas externas, incluindo dinâmicas práticas, corridas, revezamentos, desafios de estratégia, caça ao tesouro, canoagem, arvorismo e por aí vai. A meta é estimular o pensamento estratégico e o espírito de equipe.
Desenvolva a comunicação interpessoal
Seja por meio dos treinamentos ou das próprias atividades práticas, um dos pilares do team building é o desenvolvimento das habilidades de comunicação interpessoal. Uma boa rede de comunicação interna ajuda a prevenir erros, a acabar com as fofocas e a definir o que deve ser feito em cada situação com mais rapidez. Por isso, estimule os seus colaboradores a conversarem uns com os outros e a usarem as tecnologias de comunicação interna que a empresa disponibiliza.
Exerça uma liderança competente
A presença de um líder é fundamental nesse processo. Uma boa liderança envolve não apenas delegar tarefas, mas também se fazer presente no dia a dia, explicar o que deve ser feito, tirar dúvidas, prestar auxílio, fazer correções, aconselhar, promover um bom relacionamento entre os colegas, avaliar o desempenho, dar feedbacks, entre outros. Sempre com empatia e respeito. O líder deve ser o exemplo de competência que o team building se propõe a desenvolver na equipe.
Quais são as vantagens proporcionadas pelo team building?
Ao ler as práticas acima, já é possível deduzir quais são os benefícios que o team building oferece às empresas, desde que ele seja bem conduzido pelo departamento de gestão de pessoas e pelos demais gestores. Na sequência, confira as principais vantagens proporcionadas.
Entrosamento dos colaboradores
Os treinamentos de capacitação, a liderança exemplar e as atividades diversificadas que estimulam o espírito de equipe só poderiam ter uma consequência: o entrosamento. Todo esse processo culmina em uma equipe cujos colaboradores conhecem e confiam uns nos outros, entendendo as competências de cada um e como podem se ajudar.
Apreço por desafios
Especialmente por conta das técnicas de gamificação, o team building estimula nos colaboradores uma ambição positiva — aquela na qual todos encaram as dificuldades como desafios a serem resolvidos e não como problemas não solucionáveis. Contudo, essa vontade jamais extrapola os limites do companheirismo e do bem-estar coletivo.
Alcance dos objetivos organizacionais
Nos departamentos onde esse processo é adotado, é nítido que os profissionais obtêm aumentos consideráveis na produtividade e na qualidade daquilo que produzem. Naturalmente, o bom desempenho dos departamentos permite que a empresa, como um todo, também alcance os seus objetivos com eficácia e cresça ainda mais.
Melhorias na comunicação
O trabalho em equipe é beneficiado e beneficia a comunicação interpessoal. Quando as pessoas convivem mais e melhor umas com as outras, conhecendo as particularidades de cada uma, também conseguem se comunicar com mais clareza e empatia. Isso evita o mal-entendido, a intriga, a discussão, o jogo de culpas, entre outros “vilões” do mundo corporativo.
Construção de um clima organizacional mais harmônico
Em um somatório de todas as vantagens citadas até aqui, é fato que as empresas podem desfrutar de um clima organizacional harmônico. Entrosamento, produtividade, competências continuamente desenvolvidas e lideranças eficazes ajudam tanto na prevenção dos problemas quanto na sua rápida resolução. Assim, o próprio dia a dia das equipes fica mais leve e o convívio mais harmônico.
Portanto, o team building é um conjunto de técnicas que visam a formação de equipes de alta performance em ambientes profissionais — ainda que algumas atividades desse processo possam ser executadas em outros locais. Ele ajuda na capacitação das pessoas, na obtenção de melhores resultados, no entrosamento dos colegas, no fortalecimento das lideranças e no desenvolvimento organizacional como um todo.
Agora que você já sabe o que é o team building, que tal se aprofundar em um de seus pilares, que são os treinamentos internos? Saiba mais sobre o tema em nosso artigo!