O que é Psicologia Organizacional e como ela pode auxiliar sua empresa?

Na psicologia existem várias vertentes, de forma que, no contexto empresarial, há a psicologia organizacional. Para entender seus objetivos, é preciso pensar numa empresa: a finalidade é atingir o sucesso financeiro, ou seja, o lucro, a partir de um processo produtivo. No entanto, qualquer organização é formada por pessoas, que são as principais responsáveis por essas produções que alcançam os lucros. Então, é aí que entra a psicologia, para auxiliar o processo.

A ideia da psicologia organizacional, ou de trabalho, é ser responsável por desenvolver práticas estratégicas para o negócio, avaliando os efeitos dos ambientes empresariais no psicológico dos funcionários. A partir disso, a busca é por solucionar possíveis problemas relativos à gestão de pessoas e por manter a qualidade do clima organizacional, com boas condições de trabalho e equipes motivadas — que resultem em melhorias no capital humano e, consequentemente, na produção e nos resultados.

Para qualquer empresa crescer, é preciso investir na mão de obra e na qualidade dos colaboradores. Por isso, é fundamental que os funcionários sejam tecnicamente qualificados, tenham acesso a formações complementares, sejam motivados pela gestão e pela área de recursos humanos e não se envolvam em conflitos. Todos esses pontos podem ser monitorados pela psicologia organizacional.

Deseja saber o que é psicologia organizacional? Continue sua leitura!

Como a psicologia pode ajudar as empresas?

A psicologia organizacional pode ajudar a entender quais tipos de estímulos seriam necessários para o processo produtivo, considerando o momento em que a empresa está vivendo.

No dia a dia, acompanhando o bem-estar, o progresso pessoal dos colaboradores e o relacionamento entre todos os funcionários, a psicologia consegue influenciar diretamente no bom andamento da corporação. A busca deve ser por transformar o ambiente de trabalho em um espaço aberto para a construção diária de uma oficina de talentos, em que cada profissional é exigido de acordo com sua força de trabalho e igualmente valorizado.

A valorização do capital humano é necessária para qualquer empresa. Isso inclui oferecer um ambiente harmônico e interativo para os mais diferentes perfis comportamentais. Vale a pena explicar, porém, que a realização desse trabalho requer o acompanhamento de psicólogos qualificados e especializados no ramo empresarial.

Qual é a atuação prática da psicologia organizacional?

A psicologia organizacional tem o objetivo de melhorar o rendimento dos colaboradores, por meio do acolhimento e da compreensão de suas necessidades. Na prática, é possível implantar as ideias em diferentes atividades, setores e ações. Entre elas, podemos destacar as seguintes!

Avaliação dos cargos, salários e planos de carreira

Por meio de testes, é possível avaliar periodicamente os colaboradores, identificar os níveis em que cada um se encontra e organizar regularmente a estrutura de crescimento dos funcionários. Dessa forma, é mais fácil atrair e reter bons profissionais.

Avaliação de desempenho e performance

Um feedback do trabalho dos funcionários é muito importante. Esse estudo deve conter uma avaliação da gestão, da área de atuação e da empresa toda, além de uma autoavaliação.

Gestão do clima organizacional e de conflitos

Com dinâmicas e pesquisas de satisfação, é possível melhorar o clima do ambiente e o relacionamento, bem como resolver os conflitos eficientemente. É importante ter ações que primem pelo bom convívio de todas as pessoas. A discórdia pode atrapalhar a harmonia entre os colaboradores que trabalham na mesma equipe, pois gera ruídos na comunicação que podem afetar o andamento dos trabalhos. Além disso, a saúde mental dos funcionários acaba sendo afetada.

Recrutamento e seleção

Os profissionais de RH contam com o auxílio dos testes psicológicos, das entrevistas individuais e das dinâmicas em grupo para escolherem qual candidato se enquadra no perfil da vaga existente. Porém é necessário destacar que, além dos pontos técnicos, a personalidade é levada em conta.

Cultura organizacional

A cultura organizacional se refere a valores, missões, crenças e ações que definem a maneira como são conduzidos os negócios de determinada empresa. Os profissionais da psicologia organizacional atuam nessa área por meio de pesquisas e ferramentas de diagnóstico para identificar possíveis problemas e propor soluções que auxiliem os funcionários a terem um ambiente saudável para trabalhar.

CTA Horizontal 10
CTA 5NV 04 1

Benefícios

Um profissional bem valorizado traz resultados melhores para a instituição. Diante disso, é importante pensar nos benefícios oferecidos, já que eles estão diretamente ligados ao bem-estar e à saúde do colaborador. Ao dispor de vantagens que auxiliem no dia a dia do profissional, uma empresa tem grande chance de crescimento, uma vez que sua imagem será bem-vista aos olhos dos candidatos.

Treinamento e desenvolvimento

Outra prática comum na área da psicologia organizacional é auxiliar nos treinamentos e no desenvolvimento de carreira das pessoas que trabalham na empresa. Essas capacitações visam a aprimorar os conhecimentos dos funcionários para que eles possam ter maior desenvoltura ao realizarem as atividades empresariais.

Cargos e salários

Os cargos e salários devem ser minuciosamente analisados para que todos se sintam valorizados. Considerar que está tendo sucesso na carreira e obtendo o reconhecimento pelas atividades desempenhadas traz a todos a sensação de alegria. O profissional ideal para fazer a avaliação e elaborar o organograma das funções e dos salários é o psicólogo organizacional.

Por que é importante ter um psicólogo organizacional em sua empresa?

A presença de um psicólogo organizacional dentro de uma empresa transmite uma sensação de confiança aos colaboradores, os quais conseguem trabalhar com motivação e com vontade de se aprimorar cada vez mais. Vale salientar que, por meio desses profissionais, é possível melhorar o dia a dia organizacional.

Quais são as diferenças entre psicologia organizacional e coach?

É muito comum as pessoas confundirem os trabalhos realizados por um coach e os de um psicólogo organizacional. Mas saiba que as duas áreas são totalmente distintas, sendo que as principais diferenças estão:

  • na formação — o psicólogo organizacional deve ser formado em psicologia, enquanto o coach pode ter qualquer formação desde que tenha especialização na área;
  • na atuação — o coach trabalha na área da motivação e os psicólogos empresariais integram as pessoas aos processos e recursos.

Unindo as duas áreas, é possível perceber impactos positivos. Ambas as funções são muito próximas e se complementam entre si. Com essa junção, pode-se criar diferenciais competitivos.

Quais são os benefícios que a psicologia organizacional pode trazer para as empresas?

A psicologia organizacional traz diversos benefícios, exercendo principalmente uma melhor qualidade de vida para os envolvidos. Confira abaixo as vantagens mais consideráveis ao se optar por essa prática!

Aumento da produtividade

Por estarem motivados, os trabalhadores sentem prazer em fazer parte da equipe, tornando o ambiente de serviço mais feliz e harmonioso para trabalhar. Dessa forma, todos produzem mais e desenvolvem suas tarefas com êxito.

Maior engajamento

No ambiente de trabalho, existem os colaboradores satisfeitos e os engajados. Porém existe uma breve diferença entre eles. Pode parecer difícil saber como diferenciá-los, no entanto, se aplicarmos alguns métodos de estudo, é possível notar o que difere um do outro.

Um trabalhador engajado é aquele que proporciona meios para uma união entre a equipe, além de trazer motivação e, claro, bons resultados. Já o trabalhador satisfeito é aquele que pode ficar descontente a qualquer hora, tem grande chance de comover negativamente seus colegas de trabalho e tem sua produtividade reduzida.

Diante disso, muitas empresas vêm aplicando técnicas para desenvolver e tornar seus colaboradores engajados e motivados, fazendo com que eles se considerem importantes e, automaticamente, vistam a camisa da empresa. Os profissionais da área da psicologia são os melhores para desenvolver esses métodos.

Redução de custos

Um ponto muito importante que não deve ser deixado de lado é a redução de custos. Afinal, quando a empresa valoriza seus colaboradores, ela se torna um ambiente de agradável vivência, reduzindo as demissões e, consequentemente, as novas admissões para substituição de cargo. Essas práticas geram custos que, se colocados na ponta do lápis, fazem uma grande diferença.

Então, agora que você já sabe o que é psicologia organizacional e que ela tem como foco principal promover uma instigação no ambiente de trabalho e na motivação do colaborador, não deixe de implantar em sua empresa. As ferramentas utilizadas por esses profissionais podem ser entrevistas, dinâmicas de grupo, avaliações objetivas e testes psicológicos. Implementando esses serviços em sua empresa, seus funcionários estarão engajados e se sentirão alegres por fazerem parte do seu time de trabalho.

Gostou do nosso post? Tem mais interesse em saber sobre a psicologia organizacional? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

CTA 4NH 04
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp