Dentro da Psicologia existem várias vertentes, entretanto no contexto empresarial, há a Psicologia Organizacional. Para entender seus objetivos, é preciso pensar numa empresa: a finalidade é, a partir de um processo produtivo, atingir o sucesso financeiro; ou seja, o lucro. No entanto, qualquer organização é formada por pessoas, que são as principais responsáveis por estas produções que alcançam os lucros. Então, é aí que entra a psicologia, para auxiliar o processo.
A ideia da Psicologia Organizacional, ou de Trabalho, é ser responsável por desenvolver práticas estratégicas para o negócio, avaliando os efeitos dos ambientes empresariais no psicológico dos funcionários. E, a partir disso, a busca é por solucionar possíveis problemas relativos à gestão de pessoal; manter a qualidade do clima organizacional, com boas condições de trabalho e equipes motivadas – que resultem em melhorias no capital humano e, consequentemente, na produção e nos resultados.
A verdade é que para qualquer empresa crescer, é preciso investir na mão de obra e qualidade dos colaboradores. Por isso, é fundamental que estes sejam tecnicamente qualificados, tenham acesso à formações complementares, sejam motivados pela gestão e pela área de recursos humanos e não se envolvam em conflitos; entre outros pontos que podem ser cuidados pela Psicologia Organizacional.
Como a psicologia pode ajudar as empresas?
A Psicologia Organizacional pode ajudar a entender quais tipos de estímulos seriam necessários para o processo produtivo da empresa em relação ao momento que está vivendo.
E é no dia a dia, acompanhando o bem-estar, o progresso pessoal dos colaboradores e o relacionamento entre todos os funcionários que a psicologia consegue influenciar diretamente no bom andamento da corporação. A busca deve ser por transformar o ambiente de trabalho em um espaço aberto para a construção diária de uma oficina de talentos, em que cada profissional é exigido de acordo com sua força de trabalho, porém, igualmente valorizado.
A valorização do capital humano é necessária para qualquer empresa. E isso inclui oferecer um ambiente harmônico e interativo para os mais diferentes perfis comportamentais. Mas vale explicar que a realização deste trabalho requer o acompanhamento de psicólogos qualificados e especializados no ramo empresarial.
Atuação prática da Psicologia Organizacional
A Psicologia Organizacional tem o objetivo de melhorar o rendimento dos colaboradores por meio do entendimento de suas necessidades e acolhimento. Na prática, é possível implantar as ideias em diferentes atividades, setores e ações.
Entre elas, vale destacar:
Avaliação dos cargos, salários e planos de carreira:
Por meio de testes é possível avaliar periodicamente os colaboradores, identificar os níveis em que cada um se encontra e organizar regularmente a estrutura do crescimento dos funcionários. Desta forma é mais fácil atrair e reter bons profissionais.
Avaliação de desempenho e performance:
Um feedback do trabalho dos funcionários é muito importante. E nesse estudo deve conter uma autoavaliação, avaliação da gestão, da área de atuação e da empresa toda.
Gestão do clima organizacional:
Com dinâmicas e pesquisas de satisfação é possível melhorar o clima do ambiente, o relacionamento e resolver conflitos eficientemente. É importante ter ações que primam pelo bom convívio entre todas as pessoas.
Processos de recrutamento:
Com sistemas mais otimizados, em buscas dos perfis ideais para cada vaga.
Tem mais interesse sobre Psicologia Organizacional? Então, entre em contato conosco
Referências: