Entenda como colocar em prática a gestão de pessoas por competência

gestão de pessoas por competência

Em muitos negócios, o que define se você terá ou não sucesso não é apenas a qualidade de seus recursos, mas também a forma como eles são aplicados no seu dia a dia. Para garantir a longevidade e o sucesso de uma empresa, é importante manter em mente também a sua melhor gestão. Especialmente de seus recursos humanos.

Uma mudança que tem trazido várias oportunidades de crescimento para muitos empreendimentos, hoje, é a gestão de pessoas por competência, que promete melhorar bastante seu desempenho. Se você ainda não conhece esse conceito, então é hora de aprender mais a respeito e descobrir como torná-lo parte de seu negócio.

Para ajudar com isso, vamos explicar como essa forma de gestão funciona, quais são suas principais vantagens e como você pode colocá-la em prática.

Acompanhe!

 

O que é a gestão de pessoas por competência?

Na hora de definir quais colaboradores serão associados a quais funções, há muitos pontos que são considerados, como currículo, experiência, entre outras coisas. Contudo, uma maneira mais eficaz de pensar sobre isso no setor de RH é usar as competências de cada indivíduo como seu critério principal.

Para esclarecimento, competências são o conjunto de conhecimentos, experiências, habilidades e comportamentos que dão a uma pessoa a capacidade de lidar com certas tarefas. Além de avaliar as competências de cada indivíduo, essa forma de gestão também trabalha ativamente para desenvolver novas competências nas suas equipes. Assim, você terá o time que precisa a longo prazo.

 

Quais são seus principais benefícios?

Como você já deve imaginar, a gestão de pessoas por competências pode ser uma mudança de perspectiva considerável em alguns negócios. Entretanto, com o tempo, ela proporciona um retorno considerável em relação ao seu investimento.

Confira aqui algumas de suas principais vantagens.

Desempenho mais consistente

Elevar e manter os resultados do trabalho é um dos objetivos mais importantes de qualquer capacitação e investimento em seu negócio. Naturalmente, colaboradores com competências melhor consolidadas e colocados nas funções certas tendem a entregar melhores resultados a médio e longo prazo. Basta um pouco de investimento para começar a notar a diferença que essas mudanças fazem em seu cotidiano.

Colaboradores mais satisfeitos

Outro ponto positivo da gestão de pessoas por competência é que, na maioria dos casos, isso também ajuda a colocar as pessoas em posições nas quais elas se sentem mais satisfeitas em atuar. Isso evita uma série de frustrações na sua equipe, o que contribui para o melhor clima organizacional e para um time mais engajado com suas respectivas tarefas.

Processo de recrutamento mais eficaz

Por fim, mas não menos importante, todo o processo de gestão por competência começa no momento do recrutamento. Quando você tem o objetivo de preencher uma vaga em um determinado setor, pode determinar quais as competências necessárias para suprir a sua demanda e usá-las como base para a avaliação de novos candidatos ou a realocação de colaboradores. É uma ideia bem simples, mas que ajuda bastante a guiar várias partes do seu trabalho.

 

Qual o passo a passo para uma gestão de pessoas por competência?

Agora que você entendeu um pouco melhor como essa forma de gestão pode beneficiar, o próximo passo é entender como colocá-la em prática.

Confira aqui algumas dicas que vão ajudar bastante nesse ponto.

Mapeie as competências em sua empresa

Antes de tomar qualquer outra atitude, a primeira coisa a ser feita é avaliar qual é seu estado atual em termos de competência. Para isso, você deve mapear todos os setores em sua empresa e definir quais competências são exigidas para que suas respectivas tarefas sejam cumpridas corretamente. É importante fazer uma avaliação precisa, pois esse mapeamento servirá de base para várias outras decisões.

Avalie seus colaboradores

Após entender quais são suas necessidades, o próximo passo é avaliar seus colaboradores e determinar quais são as competências disponíveis em seu negócio no momento. Isso ajuda em alguns pontos:

  • determinar quais competências já estão cobertas;
  • verificar em quais áreas seu negócio está mais deficiente;
  • facilitar o planejamento do desenvolvimento de competências.

Você pode fazer essa avaliação por meio de testes, análises de desempenho, entre outros métodos.

Estabeleça suas metas

Pode parecer algo óbvio, mas muitos gestores acabam se esquecendo de estabelecer um objetivo claro para suas ações. O resultado disso, na maioria dos casos, é que seus investimentos não geram um retorno real ou trabalham em direções distintas. Sendo assim, antes de começar a investir efetivamente na gestão de pessoas por competência, você precisa estabelecer quais são as metas que pretende alcançar com essas mudanças.

Defina indicadores para mensurar as competências

Uma das máximas mais comuns em gestão é que “não é possível melhorar o que não se pode medir”. O uso de métricas consistentes é algo muito importante para garantir que você conseguirá produzir resultados visíveis. O uso de métricas ajuda a acompanhar o desenvolvimento de suas competências e seus efeitos nos resultados do dia a dia.

Capacite sua equipe

Com um plano de gestão de pessoas melhor desenvolvido, o próximo passo é colocá-lo em prática. Para isso, você terá que começar a desenvolver as competências dos seus colaboradores por conta própria. Se você já sabe quais habilidades e comportamentos precisam ser reforçados, basta desenvolver treinamentos que promovam essas capacidades ou buscar ajuda profissional para garantir melhores rendimentos.

Acompanhe os resultados

Por fim, mas não menos importante, é bom lembrar de que, em qualquer investimento, você precisa acompanhar os resultados obtidos e ajustar suas ações de acordo com o necessário. Depois que suas ações forem implementadas e sua avaliação for feita, é hora de adaptar e reiniciar o ciclo, corrigindo erros e aprimorando seu desempenho.

Agora que você entende melhor a gestão de pessoas por competências e suas vantagens, é hora de usá-la para potencializar o desempenho de suas equipes. Haverá um tempo de adaptação, mas logo você verá como isso facilita bastante seu trabalho, principalmente se puder contar com profissionais especializados em todo esse processo.

Gostaria de implementar essas ações com eficiência na sua empresa? Fale com nossos consultores e descubra o melhor método para aprimorar seus negócios.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp