Qual a importância e como aplicar a gestão humanizada no RH?

gestão humanizada

Quando falamos de gestão humanizada, nos referimos a ações que visam o bem-estar e a qualidade de vida do colaborador, colocando essa questão no centro das estratégias de gestão de uma empresa.

Nesse sentido, o objetivo é proporcionar mais conforto aos trabalhadores, fazendo com que eles se sintam satisfeitos com o seu ambiente de trabalho.

Porém, essa não é uma tarefa fácil, já que é preciso que todos estejam empenhados nesse propósito, principalmente a liderança. Em alguns casos, inclusive, é preciso que o líder mude toda a sua forma de trabalhar para lidar melhor com cada situação.

Agora, você deve estar se perguntando: mas será que esse tipo de gestão é tão importante? Neste artigo, apresentamos a você os benefícios que uma gestão humanizada no RH proporciona e como colocá-la em prática. Acompanhe!

Quais os benefícios da gestão humanizada no RH?

O bem-estar do funcionário é algo que deve ser visto como prioridade dentro da empresa. Afinal, com colaboradores satisfeitos é muito mais fácil atrair os melhores talentos do mercado e, consequentemente, melhorar os resultados do negócio.

Mas os benefícios da gestão humanizada vão muito além disso. A seguir, separamos os principais. Confira!

Retenção de talentos

Perder bons colaboradores é ruim tanto para o desempenho da empresa quanto para as finanças — afinal, a demissão de um funcionário envolve vários custos que, quando feita em grande volume ou com muita recorrência, acaba se tornando um problema para o fluxo de caixa.

Com uma gestão humanizada no RH é possível oferecer melhores condições de trabalho, que contribuem para a permanência dos talentos na empresa. Dessa forma, é possível criar um vínculo com o colaborador e, consequentemente, aumentar o engajamento dele com os resultados da companhia.

Foco na saúde mental do colaborador

A Síndrome de Burnout está em evidência. Isso porque o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de trabalhadores com a doença, segundo pesquisa.

Os números são preocupantes, uma vez que o burnout está ligado ao trabalho excessivo. No entanto, quando a gestão do RH é humanizada, esse problema é eliminado, pois todos os esforços são pensados visando a saúde mental do colaborador.

Por meio dessa humanização, é possível criar iniciativas que estimulam o bem-estar mental do colaborador, impactando positivamente na produtividade e na qualidade de vida de cada um.

Aumento da produtividade

Ter colaboradores produtivos é fundamental para garantir o sucesso de qualquer negócio. No entanto, vale destacar que metas exorbitantes e um alto volume de demandas não são sinônimos de produtividade — muito pelo contrário, isso desmotiva e sobrecarrega o time.

Na gestão humanizada é possível criar ações que motivam e satisfazem as equipes, oferecendo a elas liberdade e benefícios adequados a cada demanda de trabalho. Logo, a produtividade tende a ser muito maior, pois os funcionários estão contentes com a empresa.

Melhora do clima organizacional

A insatisfação dos colaboradores impacta diretamente na geração de conflitos dentro da empresa, o que também reflete no crescimento do negócio, uma vez que eles não terão ideias inovadoras e nem se sentirão motivados a entregar o seu melhor.

Relações de trabalho estremecidas ainda impedem que metas sejam alcançadas e prejudicam a imagem da empresa.

headhunting
RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

Ao investir em uma gestão humanizada no RH, é possível reverter esse cenário, implementando uma cultura de feedback que ajudará a entender as necessidades dos colaboradores e, consequentemente, melhorar o clima organizacional.

Quais os principais passos para aplicar a gestão humanizada no RH?

Para aplicar a gestão humanizada no RH da sua empresa, alguns passos precisam ser colocados em prática. Veja quais são eles!

Avalie o cenário da empresa

O primeiro passo é avaliar o cenário da empresa para entender quais são os gargalos mais urgentes que precisam ser eliminados. Feito isso, você consegue traçar estratégias para colocar em prática uma gestão humanizada que vai de encontro às necessidades do negócio.

Por meio dessa análise, você também conseguirá entender quais pontos da gestão já estão focados no colaborador para, então, definir um projeto ideal.

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Por mais que você tenha anos de experiência em empreender, não é possível conhecer tudo sobre todos os processos — e está tudo bem! Existem tarefas que podem ser terceirizadas para experts sem nenhum risco ao seu negócio, como a humanização da gestão de RH.

Ao contar com o apoio de uma consultoria especializada, você terá a certeza de que colocará em prática os processos e estratégias certas e, ainda, terá mais tempo disponível para focar em outras áreas da sua empresa que exigem mais a sua atenção.

Ofereça boas condições de trabalho

Oferecer aos colaboradores boas condições de trabalho é indispensável para fazer com que eles se sintam mais valorizados e, claro, possam executar as suas obrigações com segurança — o que fará com que o desempenho de cada um melhore significativamente.

Além disso, é interessante investir em tecnologia e outras ferramentas que facilitem a execução do trabalho e o torne mais assertivo, a fim de evitar acúmulo de tarefas e de funções.

Crie oportunidades de desenvolvimento

Criar oportunidades de desenvolvimento é mostrar ao colaborador que a empresa quer que ele cresça profissionalmente — até porque à medida que ele cresce, o negócio ganha também.

Portanto, não meça esforços para oferecer às suas equipes treinamentos periódicos. Disponibilize cursos e materiais educativos para que os colaboradores possam se atualizar sobre as tendências de cada área.

Inclusive, nesse momento é até mesmo interessante perguntar aos funcionários em quais áreas eles gostariam de aperfeiçoar os seus conhecimentos.

Garanta a segurança emocional

Quando as emoções estão à flor da pele, o ambiente de trabalho começa a ficar “pesado”. É como se fosse uma bomba-relógio prestes a explodir.

Como sabemos que você não quer isso, trouxemos uma solução eficiente: investir na segurança emocional da sua equipe — e isso um RH humanizado consegue tirar de letra.

Dessa forma, os colaboradores conseguem lidar com as suas emoções de maneira mais saudável, evitando desentendimentos e confusões. Eles saberão como se portar diante das dificuldades e terão segurança para tomar decisões em seus departamentos.

Percebeu como a gestão humanizada no RH pode fazer toda a diferença na sua empresa? Aumento da produtividade, melhora no relacionamento e otimização da comunicação são apenas algumas vantagens que você terá.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar a otimizar a gestão de RH do seu negócio!

ebook headhunting
BannerChecklist 02 v4
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nestes 60 anos de Grupo Seres, o mundo transformou-se, e nós, como verdadeiros especialistas em gente, evoluímos junto com ele.  Para marcar esta ocasião especial, vamos embarcar em uma viagem nostálgica, destacando fatos marcantes e curiosidades que pontuaram a história. Acompanhe-nos nesta celebração: