O que é employer branding?

o que é employer branding

 

Um dos maiores desafios do setor de recursos humanos é conseguir atrair bons candidatos durante um processo seletivo. Além de encontrar pessoas promissoras, é necessário retê-las na empresa para maior produtividade e redução de despesas com desligamento de funcionários, contratação e treinamento de novos.

Para que os consumidores se engajem com a marca, em primeiro lugar, é importante fazer com que os colaboradores se identifiquem e sintam prazer em trabalhar na empresa. Eles devem vestir a camisa e estarem sempre envolvidos com os valores da instituição. Além, é claro, de compreender a importância do seu papel na organização, fortalecendo o sentimento de pertencimento àquela estrutura. Para isso, pode ser aplicado o employer branding.

Saiba aqui sobre a importância da retenção de talentos dentro de uma empresa.

O que é employer branding?

Esse é um termo originado da língua inglesa, que pode ser traduzido como “marca do empregador”. Na realidade, trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias que uma empresa ou instituição pode usar com o intuito de gerar uma percepção positiva no mercado e nos próprios colaboradores.

Isso se tornou ainda mais importante nos dias de hoje, quando há uma elevada competitividade em qualquer área e a gestão de pessoas é cada vez mais complexa. No entanto, com um bom employer branding, fica mais fácil atrair talentos, manter bons funcionários e se destacar diante da concorrência.

A grande sacada do employer branding é reforçar os pontos positivos que o empreendimento proporciona para quem lá atua, como um bom ambiente, uma cultura organizacional sólida ou a possibilidade de crescimento, por exemplo, para que o mundo veja a empresa como uma ótima opção para buscar um cargo ou crescer na carreira.

Por que o employer branding está em alta?

Esse crescimento vai de encontro às novas demandas e expectativas da sociedade como um todo. Os melhores profissionais e talentos do mercado não desejam apenas um salário alto, mas buscam também um bom ambiente de trabalho, oportunidades de crescimento, segurança e tranquilidade.

Ao satisfazer essas necessidades, qualquer empresa terá mais facilidade em atrair e reter os melhores profissionais, tornando a organização muito mais competitiva. Se pensarmos que o mercado atual é muito volátil, estabelecer condições favoráveis para o crescimento pode ser a diferença entre ter lucro ou prejuízo no fim do mês.

Quais os principais benefícios do employer branding?

Agora que você já entendeu o que é employer branding e descobriu por que ele está tão em alta nos dias de hoje, vamos mostrar alguns benefícios que a sua empresa pode experimentar ao aplicar essas técnicas e estratégias para gerar uma percepção positiva.

Continue lendo e descubra! 

Atração e retenção de talentos 

Não dá para falar dos principais benefícios do employer branding sem citar a atração e a retenção de talentos. Essa estratégia ajuda a fazer com que os profissionais percebam valor na instituição, despertando um elevado desejo de ali atuar. Isso é excelente atualmente, quando os funcionários de qualidade são altamente disputados.

Com isso, quem está fora quer entrar, mas quem está dentro não quer abrir brechas. Assim, de maneira natural, você consegue uma equipe motivada. Entre as estratégias mais empregadas para isso, podemos citar planos de carreira, programas de benefícios, bonificações e assim por diante.

Geração de marketing natural

O employer branding também é uma forma de gerar marketing para a sua empresa, sem que você precise focar em estratégias específicas para isso. Os profissionais, os concorrentes, os clientes e o mercado como um todo terão uma visão positiva da marca. Isso, naturalmente, acaba por se refletir em mais vendas ou oportunidades de negócio.

Dependendo do caso e de sua área de atuação, é possível mudar completamente o seu posicionamento na mente dos consumidores. Assim, você pode estabelecer novos rumos para o negócio, adaptando as formas de trabalho e aprimorando o desempenho da equipe, criando um time muito mais engajado.

Aumento da produtividade

Esse é um dos principais benefícios do employer branding. Essa estratégia faz com que mais funcionários sintam uma percepção positiva de seus postos e do local de trabalho como um todo, o que aumenta as chances de que eles consigam ‘’vestir a camisa’’ do negócio.

Quem está satisfeito e se sente valorizado ficará bem mais motivado a produzir mais e entregar bons resultados. Sua equipe estará orgulhosa de fazer parte da organização, o que abre caminhos mais simples para a geração de laços permanentes e a criação de um time de alta performance.

Como fazer com que os candidatos entrem para o seu negócio e nunca desejem sair?

Para fazer com que os candidatos entrem para o seu negócio e nunca mais desejem sair, você precisa aumentar a percepção de valor que eles têm em relação à empresa, sobretudo como um bom local de trabalho para se estar. Portanto, é justamente isso que podemos buscar por meio do employer branding.

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Com uma estratégia certeira, os colaboradores passarão a enxergar a organização como uma excelente oportunidade para suas carreiras e as vagas ficarão mais disputadas por profissionais talentosos. Assim, é possível formar equipes permanentes e de alta performance mais facilmente.

Quando bem aplicadas em parceria com os departamentos de comunicação e marketing, as técnicas trazem diversos benefícios, como:

  • atração e retenção de colaboradores capacitados;
  • maior produtividade;
  • ampliação de vendas e de recebimento de currículos;
  • aumento da divulgação da marca;
  • construção de defensores;
  • redução de custos nos processos de seleção, evitando contratações indevidas, desalinhadas à cultura organizacional.

Como começar a implementar o employer branding?

Para isso, você precisa se valer de algumas táticas inteligentes e maior conhecimento de causa. O primeiro passo, certamente, consiste na identificação da cultura e dos valores da empresa, pois esses serão os pilares estratégicos para que você possa estabelecer objetivos, metas e aprimorar o clima organizacional.

Depois, é hora de partir para o planejamento, escolhendo as lideranças que participarão do processo e designando suas respectivas tarefas. Juntos, vocês poderão analisar o quadro de funcionários e fazer um diagnóstico da percepção atual da instituição perante eles, respeitando as opiniões e usando os dados para crescer.

Para terminar, você deve colocar em prática. Tenha em mente que, quanto mais satisfeito o colaborador estiver, melhor tende a ser a imagem do empreendimento. Por isso, verifique seus recursos e veja o que é mais viável: planos claros de carreira, benefícios, bonificações por lucro, criação de espaços de descanso, recompensa por desempenho, entre outros.

Qual a melhor forma de implementar o employer branding?

O employer branding visa elevar o nível de satisfação dos colaboradores, por meio de construção e manutenção da imagem da empresa. Entretanto, entenda que é um processo de médio a longo prazo. `Para executá-lo de forma eficaz, é preciso planejamento.

Confira alguns passos fundamentais!

Identifique a cultura e os valores da empresa

Compreender os pilares estratégicos da empresa atrai candidatos que tenham ideais parecidos. Identificando a cultura, é possível estabelecer também a comunicação que a empresa usará para atrair novos colaboradores.

Defina o objetivo e faça um planejamento

Trace metas e estabeleça recursos, estratégias, cronograma e o time, bem como as lideranças que participarão do trabalho, apontando suas respectivas tarefas. Ainda, crie indicadores de resultados. Essas ações ajudam a conhecer melhor os times, os colaboradores e a organização como um todo.

Analise o quadro de funcionários e selecione os protagonistas

Ouça seus colaboradores e faça um diagnóstico da percepção atual sobre o ambiente de trabalho. Existem grupos dentro da empresa que vão gerar mais resultados e contribuir para a implementação do projeto. Eles podem ser embaixadores de sua marca e propagadores da mensagem.

Lembre-se: a reputação é construída a partir de experiências e da percepção do outro. Quanto mais satisfeito e envolvido o colaborador estiver, maior será a chance de passar uma imagem positiva da empresa. Por isso, procure estimulá-lo e ressalte a importância de discussões para melhorias na empresa.

Crie uma página de carreira

Crie uma área em seu site para centralizar informações importantes ao candidato. Esse é um espaço onde você poderá falar sobre a cultura organizacional, inovação e disponibilizar as vagas abertas. Seja claro e direto, destacando os pontos positivos e gerando valor para o estabelecimento do seu employer branding.

Defina a Employee Value Proposition (EVP)

Estabeleça uma proposta de valor ao candidato, ou seja, mostre o que realmente você oferecerá como diferencial. É por causa do EVP que muitos colaboradores recusam outras propostas de emprego e se esforçam para permanecer no cargo. Essa valorização resulta em recompensas a partir do desempenho.

Como usar o employer branding junto ao RH?

O setor de recursos humanos é um dos mais importantes de qualquer empresa, uma vez que ele está envolvido em praticamente todos os processos, desde o recrutamento, passando pela comunicação interna e a resolução de conflitos, além de reter talentos e manter funcionários satisfeitos. Portanto, a implementação do employer branding tem que passar pelo RH.

É preciso que os especialistas em recursos humanos estejam em sintonia com essa nova percepção da empresa, adotando ações e alternativas que atuem em consonância com a valorização e a percepção positiva da marca. Essa será uma poderosa ferramenta para a prevenção de erros e conflitos no trabalho, por exemplo.

O RH pode ajudar no diagnóstico e na identificação das principais demandas dos funcionários, bem como na elaboração de uma nova e mais eficiente cultura organizacional. É o local onde todos devem ter espaço para dialogar e serem ouvidos, expressando suas opiniões e encontrando o retorno perfeito para sua motivação e satisfação pessoal.

Estimular o crescimento profissional permite chegar mais perto de montar uma equipe de alta qualidade e durabilidade. Liderado pelo RH e feito em conjunto com o departamento de marketing, o employer branding investe na construção de uma marca empregadora, atraindo profissionais inovadores, estratégicos e proativos.

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