O que é employer branding?

 

Um dos maiores desafios do setor de Recursos Humanos é conseguir atrair bons candidatos durante um processo seletivo. E além de encontrar pessoas promissoras, é necessário retê-las na empresa para maior produtividade e redução de despesas com o desligamento de funcionários, contratação e treinamento de novos.

Para que os consumidores se engajem com a marca, em primeiro lugar, é importante fazer com que os colaboradores se identifiquem e sintam prazer em trabalhar na empresa. Eles devem vestir a camisa e estarem sempre envolvidos com os valores da instituição. Além, é claro, de compreender a importância do seu papel na organização, fortalecendo o sentimento de pertencimento àquela estrutura.

Saiba aqui sobre a importância da retenção de talentos dentro de uma empresa.

Como fazer com que os candidatos entrem para o seu negócio e nunca desejem sair?

A resposta pode estar na execução de uma nova tendência do setor chamada employer branding. Numa tradução livre, é a ideia de trabalhar a sua reputação como empregador. E na prática são as técnicas utilizadas para passar uma percepção positiva da empresa diante do mercado. Com isso, os candidatos enxergam a empresa como uma excelente oportunidade para sua carreira e as vagas ficam cada vez mais disputadas por profissionais talentosos. Desse modo, é cada vez mais possível e fácil formar equipes permanentes e de alta performance.

Quando bem aplicadas, as técnicas em parcerias com departamentos de comunicação e marketing trazem diversos benefícios como: atração e retenção de colaboradores capacitados; maior produtividade; ampliação de vendas e de recebimento de currículos; aumento da divulgação da marca; construção de defensores e redução de custos nos processos de seleção, evitando contratações indevidas, desalinhadas à cultura organizacional.

Qual a melhor forma de implementá-lo?

O employer branding visa elevar o nível de satisfação dos colaboradores, através de construção e manutenção da imagem da empresa. Mas entenda que é um processo de médio a longo prazo. E para executá-lo de forma eficaz é preciso planejamento.

Confira 5 passos fundamentais:

1)   Identifique a cultura e os valores da empresa

Compreender os pilares estratégicos da empresa  atrai candidatos que possuam ideais parecidos. Identificando a cultura, é possível estabelecer também a comunicação que a empresa usará para atrair novos colaboradores.

2)   Defina o objetivo e faça um planejamento

Trace metas e estabeleça recursos, estratégias, cronograma e o time, bem como as lideranças que participarão do trabalho, apontando suas respectivas tarefas. Crie indicadores de resultados.

3)   Analise o quadro de funcionários e selecione os protagonistas

Ouça seus colaboradores e faça um diagnóstico da percepção atual sobre o ambiente de trabalho. Existem grupos dentro da empresa que vão gerar mais resultados e contribuir para a implementação do projeto. Eles podem ser embaixadores de sua marca e propagadores da mensagem. Lembre-se: a reputação é construída a partir de experiências e da percepção do outro. Quanto mais satisfeito e envolvido o colaborador estiver, maior será a chance de passar uma imagem positiva da empresa. Por isso, procure estimulá-lo e ressalte a importância de discussões para melhorias na empresa.

4)   Crie uma página de carreira

Crie uma área em seu site para centralizar informações importantes ao candidato. Este é um espaço para falar sobre a cultura organizacional, inovação e disponibilizar as vagas abertas.

5)      Defina a Employment Value Proposition (EVP)

Estabeleça uma proposta de valor ao candidato, ou seja, mostre o que realmente você oferecerá como diferencial. É por causa do EVP que muitos colaboradores recusam outras propostas de emprego e se esforçam para permanecer no cargo. Essa valorização resulta em recompensas a partir do desempenho.

Estimular o crescimento profissional te permite chegar mais perto de montar uma equipe de qualidade e duradoura.  Liderado pelo RH e realizado em conjunto com o departamento de marketing, o employer branding investe na construção de uma marca empregadora, atraindo profissionais inovadores, estratégicos e proativos.

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