Carreira em Y: confira o guia completo sobre o assunto

carreira em y

A carreira em Y é um caminho inovador que surgiu com o objetivo de possibilitar a evolução de trajetória profissional para quem deseja assumir um cargo de gerência. Esse modelo não exige que os profissionais assumam a liderança da equipe ou receba melhoria salarial e promoção para realizar seus anseios. Mas é importante ter vocação e boa vontade para evoluir.

Com a carreira em Y, tornou-se possível suprir as necessidades de uma empresa e propiciar a ascensão profissional dos colaboradores tendo como base as suas competências. Portanto, a tendência é que haja cada dia mais a valorização dos especialistas técnicos que buscam expandir os seus conhecimentos e se manter atualizados conforme as demandas do mercado.

Os talentos precisam aprofundar os seus conhecimentos específicos e desenvolver habilidades que poderão gerar oportunidades relacionadas à inovação nas organizações. Por este motivo, não é indicado se ocupar apenas com as estratégias convencionais para se tornar um líder. Neste artigo, você encontrará um conteúdo completo sobre esse assunto e seus principais aspectos.

Gostaria de saber o que é a carreira em Y e como funciona na prática? Continue lendo este artigo!

1. O que é carreira em Y?

Como você pode ver, carreira em Y é um modelo usado para criar um plano de carreira para que os colaboradores sejam promovidos e passem a ocupar uma posição de gerência ou de especialista. Esse método pode ser aplicado para que o funcionário tenha chance de crescer desempenhando atividades de gestão ou papéis técnicos.

Com esse novo modelo, o colaborador tem a opção de escolher se prefere se aprofundar no conhecimento das ciências e tecnologias envolvidas em suas atividades de rotina, ou se está disposto a desenvolver requisitos essenciais para a liderança. A escolha de um desses caminhos é crucial para que a empresa tenha um bom desenvolvimento.

As organizações que optam pela aplicação do modelo de carreira em Y geralmente investem continuamente em inovação para obter destaque no mercado de trabalho. Os seus colaboradores procuram se envolver com pesquisas, questões técnicas e busca de melhorias para aprimorar os processos de trabalho. Para que esse caminho funcione, é necessário valorizar os profissionais que se especializam em determinadas áreas.

2. Como funciona na prática?

A carreira em Y é uma espécie de bifurcação que estará presente na trajetória dos profissionais com a finalidade de ampliar o leque de oportunidades e melhorar os resultados da organização. Os cargos de gestão estratégica e os técnicos são equiparados em relação aos privilégios e também no âmbito salarial. Desse modo, os colaboradores não pensarão apenas nos ganhos financeiros.

Valorização dos profissionais

O modelo de carreira em Y aplicado nas empresas é importante para a valorização dos profissionais especialistas que detêm conhecimentos técnicos e dos colaboradores que exercem cargos de gestão. O departamento de Recursos Humanos (RH) avalia o perfil comportamental de cada colaborador para aproveitar da melhor maneira as suas habilidades e seus treinamentos.

Visão estratégica

Na carreira Y, os colaboradores que têm visão estratégica conseguem se destacar em decorrência do seu próprio esforço. A empresa analisa os profissionais que estão mais preparados para comandar as equipes e dispostos a lidar com pessoas para promovê-los a profissões de gerência. Aqueles que são mais hábeis para a solução de problemas são selecionados para serem especialistas.

Programas de aconselhamento

As empresas que utilizam o modelo carreira em Y criam programas de aconselhamento para fornecer aos seus colaboradores a orientação necessária. Dessa forma, os profissionais sabem quais passos deverão ser dados para que tenham um futuro mais promissor e para dar um salto profissional sem ter que assumir a responsabilidade de gestor de pessoas.

Desenvolvimento de novas habilidades

As organizações podem oferecer cursos e treinamentos para que os colaboradores desenvolvam habilidades de liderança ou aprimorem os seus conhecimentos técnicos. É possível o desenvolvimento de competências para a criação de serviços ou produtos ou para identificar soluções inovadoras. Os profissionais especialistas são motivados e se sentem mais confortáveis com a carreira em Y.

Realização de pesquisas

A carreira em Y abre espaço para o crescimento de profissionais que gostam de trabalhar realizando pesquisas e mantêm o foco no aprimoramento dos processos. Esses especialistas fazem descobertas relevantes e identificam excelentes oportunidades para as organizações para as quais trabalham, pois são colaboradores altamente especializados que desenvolvem conhecimentos específicos, por exemplo, ciências da natureza e tecnologias.

Aprendizado contínuo

A opção pela carreira em Y beneficia colaboradores que procuram o aprendizado e o crescimento contínuo, buscam liberdade e autonomia para encontrar novas possibilidades. Desse modo, as empresas têm a oportunidade de selecionar talentos capazes de solucionar problemas com agilidade e de gerenciar processos complexos, mas não precisam fazer a gestão de pessoas.

Planos de carreira

Ao optar pelo modelo carreira em Y, a empresa formula planos de carreira para que os seus colaboradores especialistas tenham benefícios e reconhecimentos idênticos aos dos profissionais da liderança. Diante disso, fica mais fácil valorizar os gestores que cuidam do desempenho dos times e os técnicos cujos conhecimentos são relacionados aos processos operacionais.

Estrutura de carreira

A estrutura da carreira em Y inicia com os primeiros passos do profissional, ou seja, desde que ele é um aprendiz ou estagiário em qualquer tipo de estágio. Depois, passa a ser trainee, operacional, auxiliar, assistente ou analista. Após a fase inicial, existem dois caminhos a serem seguidos. Se o profissional tem habilidades para ser um gestor, será elevado a supervisor ou coordenador.

Em seguida, passará a ser gerente e com o passar do tempo chegará a ser Diretor ou Presidente. Já no caminho da especialização inicia-se como consultor, prossegue como Mestre e Doutor, continua até alcançar o cargo de Conselheiro e por fim, é reconhecido como especialista. Portanto, há formas distintas para crescer profissionalmente nesse novo modelo.

3. Quais são as características ideais para carreira em Y?

Os colaboradores que não estão dispostos a esperar pelas ofertas de treinamentos das organizações precisam cuidar do seu crescimento profissional. Além de prestar atenção nas exigências feitas pelo mercado, é preciso desenvolver alguns atributos e competências através de cursos. Veja a seguir as principais características para apostar na carreira em Y!

Aprender continuamente

Uma característica primordial do profissional que escolhe a carreira em Y é a vontade de estudar e de aprender continuamente. Os estudos são um hábito para esses colaboradores que almejam atingir níveis técnicos para melhorar a perícia e se tornar um especialista em sua área de atuação. Esses colaboradores devem investir na aprendizagem contínua.

Buscar desafios

Para aproveitar as oportunidades desse novo modelo, o profissional precisa se prontificar a procurar desafios referentes à sua carreira. Esse é um critério para colaboradores que escolhem a área técnica para desempenhar as suas funções. Os serviços raros e complexos são os mais reconhecidos e valorizados, motivo pelo qual vale a pena investir.

Ser inovador

Ter senso de inovação é outra característica desenvolvida pelos profissionais que escolhem a carreira em Y. Por exemplo, as soluções tecnológicas evoluem constantemente e as empresas precisam acompanhar todas as mudanças. Neste contexto, um colaborador que se mantém atualizado e tem coragem de inovar entenderá melhor as dificuldades da empresa e encontrará excelentes soluções.

Exercer liderança

Profissionais que planejam o seu crescimento com a carreira em Y precisam ter conhecimentos para exercer posições de liderança. Isso ocorre porque os comandos partem de colaboradores capazes de coordenar, direcionar e influenciar os esforços. Por esta razão, não é necessário ter chefias em posição de poder como acontecia no passado.

Conseguir usar os conhecimentos

Os especialistas são colaboradores que praticam diversas ações para o crescimento do negócio. Por isso, um aspecto fundamental para profissionais da atualidade é saber aplicar os conhecimentos adquiridos em capacitações, treinamentos, workshops etc. Conforme o aprendizado for obtido e aplicado na prática, a organização reconhecerá a importância desse profissional e ele será valorizado.

Trabalhar com projetos

Desenvolver a carreira em Y requer mudanças no modo de formar as equipes e de dividir as tarefas entre os times. As empresas que escolhem esse modelo geralmente segmentam as suas atividades em projetos e fazem o revezamento da liderança e das demais funções. Os seus times são formados conforme as habilidades e competências dos integrantes.

4. Qual a diferença entre carreira em Y e em W?

A carreira em Y se diferencia da carreira em W em função de diversos aspectos. O primeiro passo é escolher se dedicar para se tornar um especialista em vez de buscar um cargo de gestão por ter afinidade com um determinado tipo de atuação. Já a carreira em W é voltada para colaboradores que anseiam liderar equipes.

Esses profissionais se tornam líderes e também atuam na sua área de formação a nível técnico. Um exemplo interessante é o gerente de projetos, que lidera os times, mas aplica conhecimentos técnicos para o desenvolvimento. Com a carreira em W, o profissional pode viver experiências mais flexíveis, atuar nas duas partes.

O objetivo do plano de carreira em W é desenvolver competências mais versáteis até estar apto para trabalhar em demandas e áreas distintas da organização. Por este motivo, esse modelo já se tornou uma tendência e requer a atuação de profissionais comunicativos, multidisciplinares e inovadores, assim como as soft skills desenvolvidas de modo apropriado.

5. Quais as vantagens da carreira em Y para o profissional?

Em épocas de crise, os especialistas são muito procurados pelas empresas que precisam fazer inovações e realizar pesquisas para se manter ativa no mercado. Nesses períodos, as organizações precisam encontrar soluções para enfrentar os problemas financeiros e impedir que o cenário econômico desfavorável atrapalhe o seu desenvolvimento. Observe abaixo algumas vantagens de investir na carreira em Y!

CTA Horizontal 10
CTA 5NV 04 1

Maiores oportunidades

Os colaboradores que se dispõem a se tornar técnicos especialistas têm mais chances de serem bem-sucedidos no mercado. Eles são muito valorizados nas empresas, principalmente na área de tecnologia e nas indústrias. O parecer deles é fundamental para a tomada de decisões mais assertivas. Esses profissionais se dedicam à manutenção dos equipamentos de produção.

Eles ainda podem ser responsáveis pela programação de robôs, estrutura de softwares e dispositivos de Inteligência Artificial (IA). A carreira em Y gera oportunidades para os profissionais que fazem especialização e buscam a ascensão, benefícios, boa remuneração e prestígio. Esse perfil aumenta a capacidade de a empresa enfrentar os problemas e leva a investir na diversidade.

Desenvolvimento de competências

Os profissionais que procuram desenvolver uma carreira de especialista precisam trilhar um caminho de desenvolvimento de novas habilidades e aprendizado constante. As empresas nas quais trabalham podem manter convênios com instituições de ensino e investir em cursos que favoreçam o aprendizado. Dessa maneira, fica mais fácil adquirir expertise em certa área e ter boas perspectivas de crescimento.

Aproveitamento das habilidades

Outra vantagem dos profissionais da carreira em Y é a trajetória de trabalho que se relaciona mais intimamente com suas capacidades e habilidades. A capacidade de liderança pode ser desenvolvida pela maioria das pessoas. Entretanto, existem colaboradores que tem um enorme potencial, mas não se sentem tranquilos ao lidar com pessoas ou gerenciar equipes por serem mais introspectivos.

Visão inovadora

A carreira em Y proporciona aos profissionais uma visão mais inovadora e a oportunidade de ampliar os processos criativos relacionados às questões técnicas dos mais variados departamentos. O especialista se envolve e utiliza metodologias que trarão mudanças, oportunidades para aprimorar, criar e recriar os procedimentos, os meios de produção e as atividades da organização.

Foco na área escolhida

Atuar na sua área de formação é um dos principais benefícios da carreira em Y para os especialistas. Ela não exige que o profissional modifique integralmente os seus objetivos como ocorre nas carreiras lineares para alcançar o cargo pretendido. Portanto, se o colaborador dedicar esforço e tempo para estudar evitará a frustração que ocorria com o modelo tradicional.

Ganho de autonomia

A escolha pela carreira em Y oferece ao profissional a opção de administrar a sua jornada profissional com mais autonomia. O especialista escolhe a oportunidade mais interessante e que se encaixa no seu perfil, investe seus recursos e parte da sua vida para conquistar as competências necessárias e se tornar livre.

Mais produtividade

Quem opta pela carreira em Y pode expandir suas possibilidades de ter o reconhecimento pelos bons serviços prestados a uma organização. As empresas reconhecem os colaboradores que realizam tarefas relevantes e as promoções não se restringem aos cargos de gestão. Essa é uma maneira de ser valorizado se você trabalha em uma empresa.

6. Quais as vantagens da carreira em Y para a empresa?

Os colaboradores têm maior poder de escolha no modelo de carreira em Y e conseguem direcionar o modo como seguirão a sua jornada rumo à ascensão. Diante disso, as organizações poderão avaliar e aproveitar as competências e habilidades desses profissionais nas tarefas e nos departamentos nos quais o seu desempenho for mais promissor.

Melhorias na resolução de problemas

Os profissionais da carreira em Y normalmente se antecipam aos possíveis erros que podem acontecer nos processos. Quando estão realmente engajados e comprometidos com as suas funções, eles se mostram preparados para solucionar as dificuldades. Dessa forma, conseguem propor soluções mais eficientes, minimizar as perdas, otimizar os recursos e contornar obstáculos com agilidade e criatividade.

As empresas que trabalham com profissionais nesse modelo de carreira contam com colaboradores mais engajados e preparados para o trabalho. Esse é um dos benefícios de propiciar a ascensão profissional desses especialistas que colocam as suas habilidades a serviço da organização. Os seus talentos poderão ser aproveitados para aumentar a lucratividade e para criar diferenciais competitivos.

Atração e retenção de talentos

Uma organização que oferece a opção da carreira em Y se torna uma marca bastante atrativa para os talentos que estão em busca de oportunidades no mercado. A sua imagem garante boas contratações, já que ela valoriza os seus colaboradores e oferece a oportunidade de crescimento profissional. Os especialistas se sentem motivados e a taxa de retenção tende a aumentar.

Aumento da produtividade

A atuação de profissionais com expertise permite às empresas oferecer serviços com excelência aos seus clientes. A especialização reflete no trabalho dos profissionais, no desempenho das equipes e nos resultados de toda a organização que conta com o apoio de especialistas. O talento especializado disponibiliza assistência para maior eficiência dos processos e tomadas de decisões mais acertadas.

Os especialistas cooperam com o aumento dos lucros organizacionais e são muito eficientes para evitar retrabalhos, perda de produtividade e falhas humanas ou tecnológicas. Esses colaboradores exercem funções para as quais se prepararam e se sentem motivados, engajados e felizes com as chances de ter uma carreira em Y bem-sucedida.

A rotina diária amplia os saberes e aprofunda o entendimento já adquirido pelos profissionais dessa carreira. Em decorrência da realização de tarefas de seu interesse, a produtividade aumenta e o trabalho tem mais qualidade. O especialista produz com mais agilidade e facilidade, realizando em menos tempo um volume maior de trabalho.

Abertura para a inovação

A especialização dos colaboradores aliada ao desenvolvimento de procedimentos criativos é indispensável para a chegada da inovação nas organizações. Os serviços e produtos passam a ser elaborados e desenvolvidos por meio de ideias inovadoras e surpreendentes. Consequentemente, a empresa se torna mais competitiva, traz novidades e excelentes soluções para diversos segmentos do mercado

Criação de novos cargos

Os profissionais que têm alto nível de capacitação em sua área, experiência no cargo e habilidade de contagiar a equipe fazem parte dos especialistas da carreira em Y. Eles são capazes de elaborar e gerenciar medidas em nível macro, se baseiam em pesquisas, ciência e inovação. Com eles, a empresa pode criar cargos cargos e fazer a realocação interna de funcionários.

Redução da rotatividade

A empresa que aplica a carreira em Y constrói uma imagem mais positiva diante da sociedade e mostra que está aberta às novas possibilidades. Os perfis variados de profissionais que trabalham para ela combinam os seus talentos e competências de modo que a organização fica mais atrativa. A satisfação dos colaboradores aumenta e a rotatividade diminui consideravelmente.

Aprimoramento das competências

A carreira em Y evita que os colaboradores trabalhem em funções com as quais não têm afinidade. Os profissionais que se destacam podem desempenhar papéis relacionados às suas habilidades e competências. Eles recebem a chance de exercitar os conhecimentos aprendidos durante a capacitação técnica ou ensino superior. Essa prática facilita o seu desenvolvimento e aprimoramento contínuo.

Um profissional especializado é treinado para pensar em estratégias e soluções para uma série de dificuldades. Ao preencher uma vaga compatível com o seu perfil encontra mais disposição e motivação para aprimorar as suas habilidades e desenvolver talentos interessantes. Os seus resultados são melhores e eles se voltam para a inovação.

Respeito às diferenças

Se existem diversos colaboradores com perfis distintos e aptidões variadas, a sociedade percebe que a empresa respeita as diferenças. Esse é um fator muito relevante nos dias de hoje, nos quais os clientes exigem a aceitação da diversidade com seus talentos e particularidades. Com a carreira em Y, essas diferenças são respeitadas e a empresa se destaca.

7. Quem deve optar pela carreira em Y?

A opção pela carreira em Y é indicada para profissionais que têm um perfil inovador e não gostariam de ocupar um cargo para liderar pessoas. Ela é apropriada para especialistas que buscam a oportunidade de crescimento, querem ter uma boa remuneração, desejam ser reconhecidos e ter autonomia para fazer o trabalho que gostam de fazer.

O profissional desse modelo não precisa ter experiência com a gestão humanizada de equipe desde que tenha aptidão para ser um especialista em determinada área do saber. Como o peso de suas atribuições é menor do que as responsabilidades de um gerente, o seu salário será um pouco menor, mas será bem remunerado.

Um especialista deve estar disposto a adquirir continuamente conhecimento sobre o setor em que atua, criar direcionamentos para os times e focar na resolução de problemas. Portanto, terá que ser um expert em sua área, ter vocação para a criação de ideias inovadoras e ser capaz de se adaptar a cenários variados que surgem no decorrer da jornada profissional.

8. Como implementar o plano de carreira em Y?

Para implementar um plano de desenvolvimento de carreira dentro desse cenário é necessário refletir sobre um conjunto de fatores, como as habilidades necessárias, os problemas do cotidiano, as demandas do negócio, as equipes que precisam ser remodeladas. Além disso, é importante medir o desempenho dos colaboradores, aplicar testes psicológicos e oferecer capacitações. Adiante, revelamos as ações que deverão ser realizadas:

  • conheça a empresa;
  • analise os cargos;
  • detalhe as novas posições;
  • oficialize o plano;
  • identifique os perfis;
  • mantenha a comunicação.

Agora você chegou ao fim da leitura do guia completo sobre carreira em Y! O funcionamento desse modelo é adequado para profissionais e organizações que valorizam o seu potencial. Existem muitos cargos que podem ser atrelados e colocados em um planejamento para reduzir o número de desligamentos e alavancar os lucros de uma empresa.

Ainda tem dúvidas sobre a carreira em Y e como agir para implementá-la no seu negócio? Deixe nos comentários ou entre em contato conosco!

CTA 4NH 04
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp