A maior crise sanitária da história recente da humanidade, a pandemia do coronavírus, alterou bruscamente o comportamento não só das pessoas, mas também das empresas que estão precisando se adaptar à nova realidade.
Para evitar o avanço da doença, principalmente entre as pessoas que fazem parte do grupo de risco, foi necessário estender o modelo de trabalho remoto para grande parte da população.
Por um lado tem ajudado, mas por outro tem sido um grande choque contra a cultura imediatista construída ao longo do último século. Pensando nisso, resolvemos criar este conteúdo para analisar o que representa essa mudança de rotina e compartilhar algumas dicas para que você consiga se adaptar.
Mas antes, precisamos que você entenda o que realmente é a cultura do imediatismo.
O que é a cultura do imediatismo?
A cultura do imediatismo é um conceito que foi popularizado, em 2013, no livro “Present shock: When everything happens now” ou “Choque do presente: quando tudo acontece agora”.
A obra foi escrita pelo professor Douglas Rushkoff, da New school University de Manhattan, e alerta para o comportamento ansioso progressivo da sociedade moderna.
De acordo com Rushkoff, o imediatismo é concebido pela ideia de que “O passado não existe e o futuro é sempre incerto”.
A única coisa que sobra então é viver o agora e a qualquer custo.
E como chegamos a isso?
A vida moderna traz um ritmo tão acelerado que chega dar a sensação de que tudo precisa ser feito ou estar pronto imediatamente.
“Quem nunca sofreu por ter que esperar por um download de apenas 5 minutos?”
Especialistas acreditam que um dos principais motivos desse imediatismo coletivo foi o avanço da tecnologia. Ela tem sido responsável por dinamizar o nosso acesso à informação e a realização de atividades.
Nunca, na história da humanidade, fomos capazes de fazer coisas incríveis gastando um período de tempo tão curto.
- Temos informações de forma instantânea de qualquer parte do mundo;
- Podemos nos deslocar entre países em questões de horas;
- E conseguimos nos comunicar com praticamente qualquer pessoa no mundo em questão de segundos.
O impacto da nova rotina na saúde mental
O isolamento social, apesar de necessário para reduzir a propagação da covid-19, tem gerado fortes impactos psicológicos na população.
Segundo Jair de Jesus Mari, médico psiquiatra e professor da Unifesp, este momento de pandemia pode gerar uma forte carga de estresse, capaz de causar desequilíbrios neurofisiológicos semelhantes a situações traumáticas, como a de um terremoto, por exemplo.
Sendo assim, doenças do século, como a ansiedade e a depressão podem acabar se tornando um grande risco a vida pessoal e profissional desses indivíduos.
Conseguir se adaptar a essa nova rotina de trabalho é uma forma de diminuir os efeitos do estresse causado pelo isolamento.
A seguir, separamos algumas dicas básicas que podem te ajudar.
Como cuidar da saúde mental no período de pandemia
Com o home office forçado, muitas pessoas tiveram que modificar drasticamente a rotina pessoal e profissional a este novo cenário.
O isolamento social e a adaptação a esse formato trouxeram a tona novamente um tópico muito importante: a saúde mental.
Para cuidar da sua saúde e a dos seus colaboradores durante a pandemia, separamos algumas dicas que podem te auxiliar a encarar essa adaptação:
Reserve um tempo para si mesmo
Uma parcela da população está tendo a possibilidade de trabalhar em casa, porém, isso não quer dizer que o trabalho tenha diminuído. Muito pelo contrário, muitas vezes, o trabalho e a nova realidade consomem ainda mais energia.
Mas vale lembrar que, conforto e organização são fundamentais para que você possua qualidade de vida e no trabalho durante a quarentena.
Tenha horários bem definidos para trabalhar, cuidar das tarefas de casa e tarefas no geral e, principalmente, não se esqueça de reservar um tempo para si mesmo. E claro, sempre respeite as pausas e intervalos!
Descobrir um novo hobbie, dar continuidade ou começar um projeto pessoal, praticar exercícios físicos e estabelecer uma rotina de cuidados diários são fundamentais para manter a mente bem nesse período .
Lembre-se: Cuidar do corpo também é cuidar da mente e vice e versa.
Use a tecnologia de maneira positiva
Atualmente, temos todas informações que desejamos na palma das mãos. Porém, o bombardeamento de notícias (nem sempre muito animadoras) pode gerar um impacto muito grande na saúde emocional.
O excesso de notícias pode gerar ansiedade e estresse, por isso, estabeleça horários. Reserve 30 minutos no início ou no fim do dia para ficar bem informado.
Além disso, utilize aplicativos de mensagens e vídeos para ficar próximo de quem você gosta, mantenha sempre o contato com seus amigos, familiares e colegas de trabalho mesmo que a distância.
Cuide da qualidade do sono
Muitas pessoas viram a qualidade do seu sono ser muito prejudicada nessa quarentena, por isso, alguns cuidados são importantes para manter seu sono em dia.
- Durma e acorde nos mesmo horários;
- Evite utilizar tecnologia uma hora antes de ir deitar;
- Beba líquidos quentes como chás e leite morno;
- Mantenha o ambiente em que você dorme sempre aconchegante e escuro
Além disso, mantenha uma rotina saudável consumindo muitas frutas e bebendo bastante água. Refeições leves antes de ir para a cama também ajuda.
Capacite o time e esteja preparado para este novo momento
O novo cenário tem exigido que as empresas aprendam, agora, mais do que nunca, a fazer mais com menos. E isso implica em menos recursos!
Diante disso, e de outras questões, a capacitação da equipe é um item fundamental para conseguir manter o crescimento ou a estabilidade.
O home office está ensinando muito as empresas que elas não só podem ter um menor custo de estrutura, mas também trabalhar com uma equipe enxuta.
Mas, para isso funcionar, é necessário ter equipes cada vez mais capacitadas.
Aproveitar esse período para estimular seu time a adquirir novas habilidades pode ser um grande pilar para que você possa ter um salto exponencial em resultados.
Muitas empresas e profissionais têm se solidarizado para tentar contribuir de alguma maneira com as pessoas e com os negócios que estão sendo impactados.
Muitos materiais ricos têm sido liberados gratuitamente na internet, como:
- Cursos e treinamentos;
- Livros;
- Podcasts;
- Lives;
- E até consultorias.
Aproveite esse movimento para se aproximar dos seus colaboradores e prepará-los para vencer essa fase juntos. Precisa de orientação sobre como apoiar seu time neste desafio? Fale com a gente!