A cultura do imediatismo e a saúde mental

A maior crise sanitária da história recente da humanidade, a pandemia do coronavírus, alterou bruscamente o comportamento não só das pessoas, mas também das empresas que estão precisando se adaptar à nova realidade.

Para evitar o avanço da doença, principalmente entre as pessoas que fazem parte do grupo de risco, foi necessário estender o modelo de trabalho remoto para grande parte da população.

Por um lado tem ajudado, mas por outro tem sido um grande choque contra a cultura imediatista construída ao longo do último século. Pensando nisso, resolvemos criar este conteúdo para analisar o que representa essa mudança de rotina e compartilhar algumas dicas para que você consiga se adaptar.

Mas antes, precisamos que você entenda o que realmente é a cultura do imediatismo.

 

O que é a cultura do imediatismo?

A cultura do imediatismo é um conceito que foi popularizado, em 2013, no livro “Present shock: When everything happens now” ou “Choque do presente: quando tudo acontece agora”.

A obra foi escrita pelo professor Douglas Rushkoff, da New school University de Manhattan, e alerta para o comportamento ansioso progressivo da sociedade moderna.

De acordo com Rushkoff, o imediatismo é concebido pela ideia de que “O passado não existe e o futuro é sempre incerto”.

A única coisa que sobra então é viver o agora e a qualquer custo.

 

E como chegamos a isso?

A vida moderna traz um ritmo tão acelerado que chega dar a sensação de que tudo precisa ser feito ou estar pronto imediatamente.

“Quem nunca sofreu por ter que esperar por um download de apenas 5 minutos?”

Especialistas acreditam que um dos principais motivos desse imediatismo coletivo foi o avanço da tecnologia. Ela tem sido responsável por dinamizar o nosso acesso à informação e a realização de atividades.

Nunca, na história da humanidade, fomos capazes de fazer coisas incríveis gastando um período de tempo tão curto.

  • Temos informações de forma instantânea de qualquer parte do mundo;
  • Podemos nos deslocar entre países em questões de horas;
  • E conseguimos nos comunicar com praticamente qualquer pessoa no mundo em questão de segundos.

 

O impacto da nova rotina na saúde mental

O isolamento social, apesar de necessário para reduzir a propagação da covid-19, tem gerado fortes impactos psicológicos na população.

Segundo Jair de Jesus Mari, médico psiquiatra e professor da Unifesp, este momento de pandemia pode gerar uma forte carga de estresse, capaz de causar desequilíbrios neurofisiológicos semelhantes a situações traumáticas, como a de um terremoto, por exemplo.

Sendo assim, doenças do século, como a ansiedade e a depressão podem acabar se tornando um grande risco a vida pessoal e profissional desses indivíduos.

Conseguir se adaptar a essa nova rotina de trabalho é uma forma de diminuir os efeitos do estresse causado pelo isolamento.

A seguir, separamos algumas dicas básicas que podem te ajudar.

 

Como cuidar da saúde mental no período de pandemia

Com o home office forçado, muitas pessoas tiveram que modificar drasticamente a rotina pessoal e profissional a este novo cenário.

O isolamento social e a adaptação a esse formato trouxeram a tona novamente um tópico muito importante: a saúde mental.  

Para cuidar da sua saúde e a dos seus colaboradores durante a pandemia, separamos algumas dicas que podem te auxiliar a encarar essa adaptação:

 

Reserve um tempo para si mesmo

Uma parcela da população está tendo a possibilidade de trabalhar em casa, porém, isso não quer dizer que o trabalho tenha diminuído. Muito pelo contrário, muitas vezes, o trabalho e a nova realidade consomem ainda mais energia. 

Mas vale lembrar que, conforto e organização são fundamentais para que você possua qualidade de vida e no trabalho durante a quarentena.

Tenha horários bem definidos para trabalhar, cuidar das tarefas de casa e tarefas no geral e, principalmente, não se esqueça de reservar um tempo para si mesmo. E claro, sempre respeite as pausas e intervalos! 

Descobrir um novo hobbie, dar continuidade ou começar um projeto pessoal, praticar exercícios físicos e estabelecer uma rotina de cuidados diários são fundamentais para manter a mente bem nesse período .

Lembre-se: Cuidar do corpo também é cuidar da mente e vice e versa.  

 

Use a tecnologia de maneira positiva

Atualmente, temos todas informações que desejamos na palma das mãos. Porém, o bombardeamento de notícias (nem sempre muito animadoras) pode gerar um impacto muito grande na saúde emocional. 

O excesso de notícias pode gerar ansiedade e estresse, por isso, estabeleça horários. Reserve 30 minutos no início ou no fim do dia para ficar bem informado. 

Além disso, utilize aplicativos de mensagens e vídeos para ficar próximo de quem você gosta, mantenha sempre o contato com seus amigos, familiares e colegas de trabalho mesmo que a distância.

 

Cuide da qualidade do sono

Muitas pessoas viram a qualidade do seu sono ser muito prejudicada nessa quarentena, por isso, alguns cuidados são importantes para manter seu sono em dia.

  • Durma e acorde nos mesmo horários;
  • Evite utilizar tecnologia uma hora antes de ir deitar;
  • Beba líquidos quentes como chás e leite morno;
  • Mantenha o ambiente em que você dorme sempre aconchegante e escuro

Além disso, mantenha uma rotina saudável consumindo muitas frutas e bebendo bastante água. Refeições leves antes de ir para a cama também ajuda. 

 

Capacite o time e esteja preparado para este novo momento

O novo cenário tem exigido que as empresas aprendam, agora, mais do que nunca, a fazer mais com menos. E isso implica em menos recursos!

Diante disso, e de outras questões, a capacitação da equipe é um item fundamental para conseguir manter o crescimento ou a estabilidade.

O home office está ensinando muito as empresas que elas não só podem ter um menor custo de estrutura, mas também trabalhar com uma equipe enxuta.

Mas, para isso funcionar, é necessário ter equipes cada vez mais capacitadas.

Aproveitar esse período para estimular seu time a adquirir novas habilidades pode ser um grande pilar para que você possa ter um salto exponencial em resultados.

Muitas empresas e profissionais têm se solidarizado para tentar contribuir de alguma maneira com as pessoas e com os negócios que estão sendo impactados.

Muitos materiais ricos têm sido liberados gratuitamente na internet, como:

  • Cursos e treinamentos;
  • Livros;
  • Podcasts;
  • Lives;
  • E até consultorias.

 

Aproveite esse movimento para se aproximar dos seus colaboradores e prepará-los para vencer essa fase juntos. Precisa de orientação sobre como apoiar seu time neste desafio? Fale com a gente!

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp