8 benefícios do Assessment que você não pode perder

assessment

Assessment é um processo realizado para a atração, seleção e retenção de talentos que está sendo muito utilizado na atualidade. Por isso, é preciso ir além das informações registradas nos currículos, analisar de forma mais profunda as habilidades, competências e comportamentos dos potenciais candidatos. Os procedimentos devem ser executados também para avaliar a produtividade e a performance dos colaboradores.

A tradução do termo Assessment significa avaliação. Sendo assim, esse processo é extremamente útil para as organizações que atraem e selecionam novos talentos. A sua aplicação pode trazer diversos benefícios para as empresas que buscam identificar o talento certo para ocupar cargos estratégicos dentro das suas estruturas. Afinal, ele ajudará a garantir os melhores resultados para a organização.

O uso do Assessment serve ainda para verificar e mapear o conjunto de habilidades dos times, candidatos às vagas e profissionais já contratados. Os métodos utilizados possibilitam a investigação da complementaridade entre os perfis dos colaboradores e as competências necessárias para a empresa. Por meio deles, avaliam-se os comportamentos para saber se são compatíveis com a visão do negócio.

Quer saber o que é Assessment, como funciona, seus principais tipos e benefícios? Siga em frente e descubra!

1. O que é o Assessment?

Assessment é uma espécie de relatório planejado para facilitar a compreensão sobre tendências comportamentais, performance e potencial de candidatos e colaboradores. Trata-se de uma forma de avaliação que serve de guia para os gestores dos departamentos de Recursos Humanos (RH) e que ajuda a definir se um profissional preenche os requisitos de determinada vaga.

Avaliação profunda

Essa avaliação ultrapassa a análise curricular e busca respostas de modos mais pessoais e sutis. Ela pode ser aplicada para que os colaboradores compreendam melhor as suas próprias competências, enquanto o gestor de RH vai gerenciar as informações da organização com o auxílio da tecnologia. As soluções tecnológicas ajudam a criar um diagnóstico completo dos profissionais.

Uso de tecnologia

Com o uso de ferramentas tecnológicas, os colaboradores poderão entender suas chances de desenvolvimento e ampliar seus horizontes em relação à sua carreira profissional. A tecnologia é uma ótima aliada para conhecer os funcionários e fazer com que eles reflitam sobre o futuro dentro de uma organização. Além disso, facilita as conversas e o entendimento das aspirações dos candidatos.

CTA 5NV 04

Análise de personalidades

Os investimentos em Assessment permitem a criação de um ambiente saudável de negócios, facilita a retenção dos talentos e faz a empresa ser vista como um lugar interessante para trabalhar. Diversas ferramentas podem ser usadas com propósitos distintos, inclusive para a gestão humanizada da organização. Com elas será mais fácil analisar as personalidades, inteligência emocional e capacidades dos colaboradores.

Estratégia confiável

A estratégia combina uma série de ferramentas que ajudará o setor de RH a obter todos os dados indispensáveis para análises confiáveis e completas. É claro que o gestor não terá respostas prontas, mas acessará o resultado de um relatório referente à avaliação de cada profissional. Ele poderá associar essas informações aos seus métodos de gestão para tomar decisões mais assertivas.

2. Como funciona na prática?

Na prática existem vários tipos de Assessments que podem ser usados pelas empresas que contratam profissionais. Alguns gestores poderão mapear perfis interessantes utilizando testes de personalidade, cognitivos e emocionais. Outra possibilidade é avaliar o alinhamento dos colaboradores com os objetivos do negócio. Veja a seguir como funcionam as variedades e como elas podem medir os indicadores de desempenho!

Pessoal

Assessment pessoal é uma das metodologias mais utilizadas nas empresas, tendo em vista que auxilia de forma decisiva o gerente de RH na descrição dos principais aspectos de um candidato. Diante disso, a avaliação das hard e soft skills indispensáveis é agilizada e percebe-se rapidamente se o profissional vai corresponder às expectativas da organização ao ocupar uma vaga.

A abordagem é crucial para um bom gerenciamento de talentos, agiliza os serviços de recrutamento ou aumenta a assertividade da realocação interna e contribui com a constituição de times de alto desempenho. As ferramentas são importantes para alinhar equipes com objetivos comuns, mas com perfis complementares e distintos.

Esse tipo de avaliação, conhecido pelos gestores como Assessment individual, serve para a consideração dos comportamentos e das características intelectuais de um candidato. O relatório determina o fit cultural dos profissionais avaliados conforme a função a ser desempenhada dentro da empresa e revela as competências necessárias ao desempenho de suas atribuições no ambiente corporativo.

Cultural

Assessment cultural é um método que define os valores, ideias e crenças que afetarão a produtividade, o engajamento e a motivação dos colaboradores. A cultura organizacional e as suas políticas internas interferem diretamente nos processos de recrutamento. Esse tipo se refere à uma avaliação que revela as aspirações do candidato na vida pessoal e profissional.

O time do departamento de RH é responsável por conhecer a cultura do negócio e por definir padrões que atinjam um encaixe cultural relevante entre profissionais e organizações. Usar esse tipo de Assessment trará o benefício de um ambiente saudável, com colaboradores felizes que trarão resultados mais positivos por meio de suas ações diárias.

Desempenho

Assessment de desempenho envolve técnicas que se concentram em apontar padrões e referências adequadas, as quais servirão para a medição de fatores que atrapalham o comprometimento dos times em relação aos resultados. Esse tipo de avaliação é pouco utilizado porque os aspectos pessoais de cada colaborador são distintos.

A macroavaliação dos motivos da diminuição da performance pode produzir resultados imprecisos, contudo, oferece uma excelente visão do time como um todo. Por esta razão, a maioria dos gestores prefere aplicar o Assessment pessoal que é a metodologia mais eficaz e fornece uma descrição mais clara de cada profissional.

Coaching Assessment

Coaching assessment é um tipo de avaliação usada para identificar como os profissionais poderão ser capacitados para a tomada de ações que sejam compatíveis com os pontos de melhoria identificados nas análises realizadas. Portanto, esse relatório é importante para o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos talentos, enfatiza os aspectos positivos, estimula mudanças e revela a importância do perfil de um colaborador.

Esse método é amplamente utilizado para desenvolver profissionais já contratados pelas empresas, pois os treinamentos podem ser menos custosos do que realizar novas seleções e contratações. Capacitar os colaboradores internos ajuda a criar uma força de trabalho apropriada e que esteja de acordo com os valores da organização.

A análise realizada determina quais competências precisam ser incentivadas e potencializadas dentro de um grupo de trabalho ou de modo individual para a otimização dos resultados globais. Consequentemente, o gestor promove eventos e programas de formação continuada, identifica quais palestras e cursos são os mais indicados e cria planos de carreira compatíveis com as equipes que gerencia.

3. Qual o objetivo do Assessment?

Os profissionais são recursos muito importantes que fazem parte de uma organização empresarial. O principal objetivo do Assessment é demonstrar a importância de um candidato para o sucesso de uma empresa e a relevância dos seus colaboradores para cumprimento das metas organizacionais. Por meio dos relatórios é possível influenciar positivamente os negócios.

Desse modo, o Assessment tem a finalidade de identificar personalidades e comportamentos que não são ensinados como a maioria das habilidades. Esses instintos são relevantes para formar times de alto desempenho e assegurar uma gestão de RH bem-sucedida. As ferramentas aplicadas são eficazes para averiguar perfis de líderes e subordinados não importa qual seja a sua área de atuação.

Os relatórios são destinados a comprovar dados essenciais sobre os funcionários e servem ainda para a criação de atividades de engajamento interno, treinamentos e políticas. Com os seus resultados, os gestores percebem quais são os profissionais mais indicados para a ocupação das vagas e quais pontos de melhoria podem ser trabalhados pelas equipes.

4. Quais os tipos de Assessment?

Existem muitas ferramentas que medem os diferentes relatórios e tornam o RH mais estratégico. Como você pode ver em um dos tópicos acima, há 4 tipos distintos de Assessment a serem utilizados pelas empresas e seus gestores. Eles são aplicados para avaliar os candidatos ou profissionais e apresentam informações para a criação de estratégias. Vamos relembrar:

  • Assessment pessoal;
  • Assessment cultural;
  • Assessment de desempenho;
  • Coaching assessment.

Ao aplicar esses 4 tipos diferentes de Assessment você conseguirá identificar os melhores candidatos que deverão fazer parte da sua empresa. Com eles, definirá com rapidez quais colaboradores deverão passar por treinamentos para ocupar cargos de maior responsabilidade. Além disso, perceberá os pontos fracos que poderão ser melhorados com novos treinamentos.

5. Quando o Assessment pode ser utilizado?

O Assessment pode ser usado em diversas situações nas empresas de todos os portes e segmentos, pois é uma ótima ferramenta para fazer o marketing interno e externo. Ele é um diferencial para melhorar os resultados das estratégias, definir planos de carreira, atrair e reter talentos na empresa, efetivar uma avaliação de desempenho.

Outras funções do Assessment são gerar mais leads, fazer diagnósticos sobre a empresa, mapear o perfil de cada cliente e delimitar as suas principais necessidades. Ele é fundamental para educar as leads desde o início do funil de vendas, criar competições internas e atribuir responsabilidades aos times da organização e muito mais.

Além disso, o Assessment é relevante na hora de obter insights valiosos sobre suas ações de vendas e de marketing, fornecer e receber feedbacks personalizados de clientes e aumentar o engajamento entre as equipes de trabalho. Por outro lado, serve para testar habilidades, conhecimentos e competências de candidatos e colaboradores.

6. Quais os benefícios?

Os relatórios são importantes por diversas razões, inclusive porque ajudam as organizações na obtenção de melhores resultados e melhora a experiência dos colaboradores. Com isso, o retorno das vendas aumenta e o negócio constrói uma ótima reputação no mercado. Observe abaixo as principais vantagens de aplicar o Assessment em sua empresa!

lideranca

1. Descoberta de características comportamentais

A aplicação de metodologias de Assessments possibilita a obtenção de combinações perfeitas entre colaboradores e organizações, bem como eleva o engajamento e diminui a rotatividade de profissionais. A compreensão das características comportamentais dos membros da equipe auxilia na identificação dos potenciais candidatos que entrarão para o time e complementarão as habilidades técnicas dos demais.

2. Aumento da satisfação e produtividade

O uso de Assessments aumenta a satisfação e eleva consideravelmente a produtividade dos colaboradores dos mais variados setores do negócio. Se os profissionais estão alegres e satisfeitos, constroem bons relacionamentos com os seus colegas e gestores dentro da organização. Dessa maneira, todos contribuirão para a formação de uma equipe mais eficiente.

3. Melhora do ambiente de trabalho

O Assessment produz melhorias constantes nos ambientes de trabalho e favorece a taxa de retenção de colaboradores. O método gera fidelidade por parte de funcionários e, em decorrência disso, reduz o turnover. As empresas que aplicam essa avaliação com o auxílio de uma solução tecnológica com inteligência de dados otimizam a gestão estratégica de pessoal.

4. Definição de metas futuras

Os gerentes de RH e outros líderes avaliam individualmente os funcionários ou equipes inteiras com o auxílio das metodologias de Assessment. Essas avaliações são essenciais para conscientizar os times sobre seus pontos fortes e fracos, medir o clima organizacional, formular planos de carreira, avaliar o desempenho dos colaboradores e definir metas de recrutamento futuro.

5. Descrição do panorama da empresa

Com as ferramentas de Assessment, os gestores acessam uma descrição integral do panorama da empresa e podem ajudar a estabelecer novos indicadores. Essas métricas serão mais apropriadas para recrutar, selecionar, avaliar e registrar o desempenho dos profissionais. O recrutamento se torna mais eficiente e as equipes atingem performance mais elevada.

6. Feedbacks embasados

Assessment identifica perfis completos, suas competências e comportamentos mais comuns já existentes, assim como as habilidades que poderão ser desenvolvidas no decorrer do tempo. As avaliações trazem consistência para o desenvolvimento dos líderes e disponibilizam informações concretas para que os feedbacks dos gestores sejam corretamente embasados.

7. Tomadas de decisões assertivas

Ao acessar um panorama confiável, os profissionais do RH poderão tomar decisões mais acertadas e planejar diversas estratégias para o gerenciamento de candidatos e favorecimento do clima organizacional. Os relatórios de resultados embasam certas atitudes dos gestores que resolvem os problemas oriundos das rotinas corporativas e auxiliam durante as escolhas de ações ou contratações.

8. Avaliações regulares

Utilizar o Assessment facilita a realização de avaliações regulares que são indispensáveis para os gestores entenderem por que os seus funcionários não se desenvolvem como deveriam. Uma avaliação mostra os pontos fracos e fortes dos colaboradores e revela o que precisa ser trabalhado para aumentar a sua produtividade e tornar a sua rotina menos cansativa.

7. Quais os componentes do Assessment?

Os componentes de Assessment, que é uma metodologia ou solução para a geração de relatórios, podem variar conforme o tipo de método utilizado pelo gestor. Confira adiante os principais detalhes sobre cada componente que faz parte desse contexto!

Avaliação multifacetada

As avaliações multifacetadas servem para decidir de que maneira os candidatos serão efetivamente avaliados pelos gestores. O gestor pode pedir, por exemplo, a entrega de um relatório preliminar semestral ou organizar um diálogo periódico entre colaboradores e o responsável pela avaliação.

Formulário de resultados

É possível organizar um formulário com os resultados esperados pela empresa. Com ele poderão ser avaliados os perfis ideais dos profissionais ou candidatos que deverão ser buscados no mercado para fazer parte da organização. O gestor precisa criar as respostas ideais para as perguntas colocadas nesse documento.

Relatórios aprofundados

Os relatórios mais aprofundados são usados para explicar as ações do departamento de RH e do gestor para a alta gestão da empresa. Sendo assim, a tecnologia deverá estar presente para a organização dos dados e para simplificar a geração dos documentos.

Treinamento, capacitação e qualificação

Outro componente essencial está relacionado à realização de capacitação, treinamento e qualificação sempre que uma possibilidade de melhoria for identificada. Os gestores avaliam e determinam a melhor maneira de corrigir os processos e propiciar novas experiências.

8. Como aplicar o Assessment na empresa?

A estratégia pode ser usada pelas organizações em situações pontuais e para fazer análises profundas de seus colaboradores. Os profissionais de RH que aproveitam os seus benefícios usam o método no nível gerencial, executivo, técnicos especializados e lideranças. Agora que você já conhece os componentes do Assessment, vamos mostrar como colocá-los em prática na sua empresa, confira!

Planejamento de carreira

O Assessment utiliza uma metodologia que permite ao colaborador dialogar diretamente com um líder ou profissional o ajudará a desenvolver novas competências. Com isso, o funcionário saberá o que precisa fazer para conquistar a vaga que deseja e para alavancar a sua carreira. Invista nessa estratégia e faça uso dela.

Sucessões de cargo

Utilize o Assessment na sua empresa para identificar novos líderes, gerentes ou diretores sem ter que procurar no mercado. Faça um diagnóstico e acompanhe os relatórios emitidos para aproveitar os talentos e as lideranças que já fazem parte da sua organização.

Diminuição de turnover

Os métodos do Assessment são excelentes opções para para a construção de planos de carreira e para diminuir o índice de turnover na empresa. Isso é importante para o clima empresarial e para melhorar a imagem da empresa no mercado.

Seleção de colaboradores

Faça uso do Assessment para selecionar novos colaboradores e identificar o perfil profissional ideal para cada vaga da sua empresa. Descubra as características do profissional e verifique se ele está preparado para assumir função na organização e tem chances de prosperar junto com a equipe.

Diagnóstico interno

Realiza diagnósticos internos com as ferramentas de Assessment que apontam as eventuais falhas em procedimentos da empresa. Use essas informações para entender as demandas de capacitação, treinamento e desenvolvimento dos profissionais da sua companhia.

Desenvolvimento de funcionários

Invista em Assessment e priorize o desenvolvimento dos funcionários ainda que eles não estejam capacitados para assumir determinado cargo ou função. Promova o autoconhecimento que pode ser adquirido com a ajuda da tecnologia e tente trabalhar os aspectos pessoais dos colaboradores.

9. Quais as ferramentas usadas no Assessment?

Os relatórios gerados ajudam os gestores a encontrar os indicadores de recrutamento e processo seletivo, fazer a classificação dos funcionários conforme o seu desempenho e auxiliar para que todos os envolvidos compreendam os seus pontos fortes ou áreas que precisam ser melhoradas. As ferramentas de Assessment que podem ser utilizadas e suas principais particularidades estão descritas abaixo!

DISC

A sigla DISC é originada das palavras Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Essa ferramenta normalmente é usada no método de avaliação. DISC é baseada em um conceito parecido com a análise SWOT e serve para averiguar como os fatores internos e externos interferem no comportamento individual dos colaboradores no local de trabalho.

Com a ferramenta DISC, você identificará as características comportamentais que dominam a personalidade dos profissionais e determinará o que precisa ser melhorado. Diante disso, o desenvolvimento de competências cada colaborador será mais eficiente, a gestão será mais eficaz e as equipes terão os recursos necessários para realizar as suas atividades.

Avaliação de Inteligência Emocional

A avaliação de inteligência emocional é crucial por que acessa a vida profissional e a habilidade pessoal de qualquer profissional. O Assessment disponibiliza essa ferramenta para que os gestores apontem as fraquezas e forças dos candidatos em função das suas emoções. Em virtude disso, habilidades para lidar com o estresse podem ser desenvolvidas.

A ferramenta serve para descobrir a melhor forma de eliminar os conflitos e para encontrar soluções diante de situações complicadas. Ela promove a autoconsciência emocional dos colaboradores, sendo que este é um passo de extrema relevância para destruir diversos padrões negativos e ter uma performance aprimorada.

Assessment de Competências

O Assessment de competências é um relatório que analisa as habilidades intelectuais, como resolução de problemas e raciocínio abstrato. A ferramenta é útil para conhecer vários fatores de cada perfil comportamental e personalidade, ajuda a interpretar e a comparar determinados padrões profissionais que contribuem com o crescimento das organizações.

Portanto, essa ferramenta oferece uma visão geral dos profissionais, ou seja, ela não mantém o foco em características específicas. Ao contrário, fornece dados valiosos sobre habilidades relacionadas ao processamento de informações. O relatório trata ainda sobre pensamento crítico e a rápida resolução de problemas, dos traços relevantes da personalidade e aspectos que interferem no desempenho.

Enfim, essas são as 8 vantagens sobre Assessment que você não pode perder! Os relatórios gerados podem ser usados para aperfeiçoar os processos e as rotinas diárias executadas nos ambientes de trabalho. Eles aumentam a produtividade, elevam a lucratividade, aprimoram os relacionamentos interpessoais entre os times, harmonizam os gestores e seus subordinados.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Então confira a solução de Assesment do Grupo Seres!

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp