O que é rapport e como usá-lo para se destacar no mercado de trabalho?

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Você sabe o que é Rapport? Pois bem, de forma simplificada, é um conjunto de técnicas de Programação Neurolinguística (PNL) que têm como objetivo aprimorar as capacidades de comunicação, estabelecendo uma conexão de reciprocidade entre o locutor e o interlocutor.

Não é por coincidência que essa estratégia é frequentemente usada por vendedores e publicitários. No entanto, também é comum que profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho a usem, para que seus gestores ou entrevistadores enxerguem todo seu potencial.

Por isso, preparamos este conteúdo para você entender o que é Rapport, quais os elementos que compõem essa tática, quais as principais técnicas e como ele pode ser usado para o mercado de trabalho.

Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é Rapport?

Geralmente relacionada à Programação Neurolinguística, nos contextos de vendas e de posicionamento no mercado de trabalho, a palavra de origem francesa, Rapport, se refere ao desenvolvimento de uma relação de confiança, onde locutor e interlocutor têm empatia um pelo outro e trabalham em cooperação.

Sendo assim, podemos afirmar que Rapport consiste na aplicação de estratégias de aproximação, cuja finalidade é aumentar a capacidade de persuasão e de convencimento do indivíduo, além de diminuir os conflitos interpessoais. Ou seja, o Rapport visa trabalhar as habilidades de comunicação por meio de técnicas específicas, como o Espelhamento, que consiste em reproduzir gestos e comportamentos para quebrar barreiras e gerar mais conexão e receptividade.

É por isso que o Rapport também é muito usado por pessoas que desejam se posicionar melhor no mercado de trabalho. Buscando formas não apenas de se destacar nos processos seletivos, como também de se tornarem profissionais inestimáveis nas empresas e, assim, garantir a sua estabilidade.

Quais são os elementos do Rapport?

O Rapport é composto por diversos elementos que, em conjunto, contribuem para uma comunicação baseada em reciprocidade, interação e estabilidade.

Veja, a seguir, quais são esses elementos:

  • contato visual;
  • postura corporal;
  • expressão facial;
  • tom de voz;
  • equilíbrio emocional;
  • andamento — (timing);
  • comunicação verbal;
  • intensidade da voz;
  • comunicação não-verbal — (gestos).

Quais são as principais técnicas do Rapport?

Agora que você já sabe o que é Rapport e quais seus elementos, mostraremos algumas de suas principais técnicas, usadas tanto por profissionais de vendas quanto por indivíduos que procuram se posicionar melhor no mercado de trabalho.

Técnica do espelhamento

Sem dúvidas, essa é a técnica mais conhecida e usada. Basicamente, o espelhamento consiste em incorporar a linguagem corporal do interlocutor, como expressões faciais, respiração, gestos, postura, entre outros comportamentos que ajudem a criar empatia.

Contudo, é muito importante ter bom senso e controle na hora de usar a técnica do espelhamento. Sua aplicação deve ser gradual e cuidadosa, caso contrário, o interlocutor pode perceber que está sendo copiado e achar que é alvo de deboche.

Técnica da reciprocidade

Compartilhar interesses em comum é o famoso método do “dar sem esperar nada em troca”. Essa estratégia é muito comum no dia a dia das pessoas e ajuda a desenvolver relações baseadas em confiança e camaradagem.

Essa técnica é útil não apenas para que o indivíduo conquiste seus objetivos profissionais, como também contribui para que todo o clima organizacional da empresa seja mais humanizado, saudável, produtivo e amistoso. Ou seja, o coletivo é beneficiado quando há reciprocidade entre os indivíduos.

Técnica do sorriso

Em tempos de alta competitividade e rotinas aceleradas, as pessoas se fecham cada vez mais, o que abre margem para que o sorriso seja uma ferramenta muito poderosa. Ele favorece qualquer tipo de relação, mas tem um valor especial para o mercado profissional, pois demonstra gentileza e empatia.

Além de deixar o interlocutor mais confortável, o sorriso muda o tom de voz e contribui para uma comunicação mais eficiente. Parar para dar um sorriso, mesmo em meio a uma rotina agitada e cansativa, pode ser um alento tanto para quem o dá quanto para quem o recebe.

O sorriso pode fazer com que uma pessoa em um dia ruim tenha um momento de leveza. Contudo, assim como no caso da técnica de espelhamento, o sorriso deve ser usado com moderação, para que não passe uma impressão de comportamento forçado.

Técnica da interação

Após aplicar as técnicas citadas acima e causar uma boa impressão inicial, chega o momento de aprofundar o relacionamento e torná-lo mais estável e sólido. Para chegar a esse resultado, é possível usar diferentes estratégias para determinar um fluxo de comunicação.

A melhor forma de interagir com outro ser humano é a conversa. Procurar falar sobre assuntos que sejam do interesse do interlocutor pode fazer com que ele sinta empatia pelo locutor. No caso de um profissional que procura se estabelecer no mercado de trabalho, a interação pode ocorrer por meio da desenvoltura do candidato ao mostrar sua eloquência e facilidade de comunicação durante as etapas do processo seletivo.

Como usar o Rapport e outras estratégias para se destacar no mercado?

O mercado de trabalho moderno prioriza candidatos que saibam se adaptar às mais diversas situações do cotidiano corporativo, gostem de se manter informados e atualizados sobre as tendências de consumo e como fatores externos (políticos e socioeconômicos) afetam o mundo dos negócios.

O Rapport tem se mostrado muito útil no universo profissional, devido ao fato de contribuir para que, mesmo em meio a tanta cobrança e todas as preocupações comuns no ambiente de trabalho moderno, os gestores e colaboradores consigam manter relações humanizadas. O que é crucial não apenas para gerar vendas, mas também para tornar o clima organizacional mais leve, saudável e produtivo.

Dado o contexto, usar o Rapport em processos seletivos, entrevistas de emprego e até mesmo no cotidiano da empresa (no caso de um profissional já inserido em uma organização) faz com que o indivíduo se destaque positivamente, gerando empatia e solidariedade em seus entrevistadores ou líderes, que podem enxergar o seu potencial e como ele poderia ser usado em benefício dos resultados do negócio.

Como você viu neste conteúdo sobre o que é Rapport, essa prática abrange uma série de técnicas e estratégias que, em conjunto, contribuem com a melhoria das habilidades de comunicação do indivíduo e suas hard e soft skills, além de reduzir seus conflitos interpessoais, o que pode ser muito útil para quem deseja se destacar no mercado profissional.

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